Brincando na Matemática: Uma nova forma de aprender a tabuada

AUTOR
Professor Jean Carlo Jacomel, quinto ano A

Nota-se que um grande problema na atualidade é a atenção e o interesse dos alunos dentro da sala de aula, em especial na disciplina de matemática, observando esse problema, uma ferramenta importante são as atividades lúdicas, caracterizadas como uma metodologia em que através de brincadeiras ocorra o processo de aprendizagem de forma significativa, desta forma utilizei uma proposta de competição para o ensino da matemática, onde nos dias 02 de abril e 09 de abril, os alunos do 5° ano do período da manhã puderam observar um novo modo de se aprender matemática, desenvolvi uma proposta de disputa organizada entre toda a sala, onde os alunos competiram, realizando contas de multiplicação no quadro, em que, o vencedor é definido como o aluno que terminasse o desafio primeiro e corretamente. Foram organizados no quadro as disputas, sempre em caráter de eliminação, quem ganhava continuava participando.

Ao final de cada disputa eram realizadas as correções das multiplicações em conjunto com toda a turma, observando os erros e os acertos de cada um, havendo sempre um feedback meu em cada disputa e para cada aluno, apontando melhorias, isso sempre com críticas positivas, para motivar o aluno a continuar buscando conhecimento e evitar que ele se sentisse constrangido.

Além das tabuadas, serviu para trabalhar com o nervosismo, pressão e com o autocontrole de cada um. Visto que isso é algo que atrapalhou e atrapalha nossos alunos no decorrer do processo de aprendizado.

Além de sair um pouco da rotina e de aprender de forma mais lúdica, os alunos conseguem ver uma nova forma de se apender matemática e acima de tudo que eles tomem gosto e interesse pela disciplina. Mesmo com os alunos possuindo uma grande dificuldade para aprender a tabuada, nota-se que dessa forma descontraída conseguimos ter um bom resultado.

Ao chegar no fim da atividade obtive resultados satisfatórios e todos os objetivos propostos foram alcançados, desde a espera dos alunos para a chegada do dia das competições, seus desempenhos e suas dedicações foram muito importantes. Visando que os alunos do 5º ano apresentam uma característica voltada para jogos de competitividade, em que eles sempre procuram atingir um bom desempenho e entendem que as disputas devem ocorrer de forma saudável, onde ganhando ou perdendo o que importava era conhecimento adquirido nesse processo.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica da pontuação