Projeto contos infantis

Autora: professora Francieli Ferreira de Lima, Pré II B

Duração do projeto: 15 dias.
Primeira história: "Branca de neve"

Iniciei a história com a dramatização dos personagens.
Em seguida apresentei o vídeo infantil referente a mesma para melhor compreensão. Então demos início com apresentações contadas pelos alunos, da maneira como interpretaram, todos tiveram a oportunidade de falar à sua maneira.

É gratificante ver como os alunos se encantam pelas histórias e se colocam no lugar dos personagens tentando realizar o mais próximo possível.

Durante a realização das apresentações, um aluno por vez, vestia o figurino e contava a história. Foi maravilhoso, pois além de aguçar o gosto por histórias as crianças aprendem desde pequenas a desenvolver a capacidade de autonomia,  independência,  enfrentando medos, vergonha,possíveis traumas, a criança consegue se socializar melhor e desenvolver seu potencial cognitivo e afetivo. É maravilhoso ver os olhinhos brilhando criança sendo criança. Todo o processo envolveu apresentações,  atividades refente o tema, bem como música da história com todos os alunos dramatizando.

Por fim ao encerrar o projeto teve maçã para todos, mas não era envenenada e sim maçã do amor.

 A segunda história foi: "Cinderela"

Essa história foi sensacional.

Em um primeiro momento, apresentei a história através do livro, dramatizando a, após vídeo para completar e facilitar a compreensão.

O mundo dos contos é um sonho, as crianças se empolgam de uma maneira incrível, fomos fazendo passo à passo o desenvolvimento da história através da desenhos, imagens, fantoches, cada aluno pode fazer comentários sobre a histórias, trabalhamos o significado de família, tipos de diferentes, e inúmeras atividades envolvendo cores, espaço, tempo, quantidades...

O resultado foi excelente, pois as crianças viajaram na história se sentiram como os personagens, como princesas e príncipes.

Para fechar com chave de ouro, realizamos o baile da cinderela, onde o resultado foi espetacular, tudo feito de maneira lúdica, simples , mas o resultado esperado se concretizou.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincando na Matemática: Uma nova forma de aprender a tabuada

Aprendendo de maneira divertida